Faturação eletrónica

Faturação eletrónica no Uganda – Sistema EFRIS

Uganda-fatura-eletronica

A Autoridade Fiscal do Uganda (URA) desenvolveu o sistema de faturação EFRIS para a declaração do IVA das transações comerciais.

Desde 1 de janeiro de 2021, as empresas do Uganda devem utilizar o sistema EFRIS (Electronic Fiscal Receipting and Invoicing System) para reportar as faturas emitidas e os recibos de caixa de forma eletrónica para a URA. 

Como explica a autoridade fiscal ugandesa, o EFRIS é uma solução de faturação e recibo fiscal eletrónico. Implica o uso de Dispositivos Fiscais Eletrónicos (EFD), de faturação eletrónica ou comunicação direta com sistemas de transações comerciais para gerir a emissão de recibos eletrónicos e faturas eletrónicas de acordo com a Lei do Código de Procedimentos Tributários de 2014.

Uma vez iniciada uma transação utilizando qualquer um dos componentes da solução, os detalhes da transação são transmitidos para a URA em tempo real para gerar recibos eletrónicos e faturas eletrónicas.

O EFRIS elimina o risco de perda física das faturas fiscais, já que os dados transacionais ou as respetivas cópias são armazenados digitalmente no sistema.

O EFRIS entrou em vigor no Uganda a 1 de julho de 2020 mas, devido às dificuldades dos contribuintes para integrar os seus sistemas com o EFRIS, a sua implementação foi prolongada. Agora, em 2021, o seu uso já é obrigatório e os contribuintes que não se adaptarem ao sistema serão sancionados.

Como implementar a fatura eletrónica com o EFRIS?

As empresas obrigadas a apresentar o IVA devem inscrever-se previamente no sistema de faturação EFRIS através do website da autoridade fiscal. Quando o contribuinte entrar no sistema pela primeira vez deve indicar se utiliza fatura eletrónica ou EFD. Uma vez registado e verificado como utilizador do sistema, a sua conta ficará ativa e poderá aceder às funções do EFRIS.

Fluxo de emissão de faturas eletrónicas no Uganda. 

É necessária uma ligação API que conecta o contribuinte ao sistema EFRIS. O contribuinte gera de forma automatizada a fatura estruturada, em formato XML, através da informação do seu ERP. Os dados codificados são enviados para a URA. Ao receber os dados da transação, o EFRIS decifra e formata os dados. Inclui no recibo eletrónico ou fatura eletrónica dados-chave como o número de documento fiscal (FDN), um código de verificação ou um código de resposta rápida (QR).

O EFRIS encripta os dados fiscais e transmite-os ao sistema do vendedor. É possível imprimir o recibo eletrónico ou a fatura eletrónica. 

A implementação do sistema EFRIS pretende pôr fim à evasão fiscal e à prática fraudulenta de faturas falsas por compras fictícias. 

EDICOM preparada para novos cenários de faturação 

A EDICOM é partner tecnológico especializado em soluções de Electronic Data Interchange e e-Invoicing. Atualmente, opera em mais de 70 países e oferece soluções de faturação eletrónica em diferentes sistemas de faturação. A sua experiência e os seus conhecimentos em regulamentação de faturação eletrónica permitem-lhe ter uma introdução rápida em novos países.

A plataforma internacional de Fatura Eletrónica da EDICOM para a emissão e receção de e-Invoicing está adaptada às especificações dos países de origem e de destino em que os seus clientes operam e está sujeita a uma atualização permanente.

Esta solução é a mais adequada para os clientes com um volume elevado de faturas eletrónicas, dado que o sistema é totalmente automatizado. É diferente de outras opções manuais que implicam carregar os dados no sistema. 


 

 

Saiba mais sobre os potenciais benefícios para a sua empresa.

Contacte um representante da EDICOM.

Pode também estar interessado em ler sobre...

Que países trocam faturas eletrónicas através do Peppol

Descubra que países beneficiam das vantagens oferecidas pela infraestrutura PEPPOL para a troca de faturas eletrónicas.

Como é a fatura eletrónica no Paraguai

Conheça o funcionamento do Sistema Integrado de Faturação Eletrónica Nacional SIFEN do Paraguai.

A implementação do GOVEIN19 está a revelar-se um êxito em toda a Europa

A EDICOM implementa com êxito o projeto GOVEIN19 para o desenvolvimento da faturação eletrónica em hospitais europeus.