Electronic Data Interchange - EDI,  Transformação digital

Conheça a tecnologia por trás da nossa plataforma EDI

software EDI SaaS

Através de um modelo SaaS, ou “Software as a Service”, os fornecedores de serviços tecnológicos como a EDICOM, colocam à disposição das empresas aplicações informáticas, tais como as plataformas EDI, instaladas em centros de dados remotos.

Este modelo SaaS implica que os utilizadores acedam às mesmas através da Internet, normalmente com um simples navegador web, a partir do qual é possível administrar, gerir, configurar e monitorizar a sua solução integrada de intercâmbio eletrónico de dados.

As aplicações EDI operativas na nuvem, de um modo geral, foram concebidas para se integrarem com o sistema de gestão ou ERP da empresa cliente. Isso implica o estabelecimento de sistemas de comunicações que permitam a transferência de dados entre o sistema de gestão e a solução SaaS EDI para um intercâmbio constante e automático dos documentos enviados e recebidos.

Para poder aproveitar ao máximo as vantagens de um serviço EDI no modo SaaS, é necessário que a tecnologia na qual se desenvolve ofereça segurança no processamento e tratamento da informação e garanta a disponibilidade ininterrupta do serviço.

 

Quais são as tecnologias utilizadas para desenvolver o nosso software EDI SaaS?

 

Angular JS

O desenvolvimento da interface web do nosso software EDI baseia-se na tecnologia de AngularJS. AngularJS (comummente chamado Angular.js ou AngularJS 1), é um framework de JavaScript de código aberto, mantido pela Google, que se utiliza para criar e manter aplicações web de página única.

Spring framework

A linguagem de programação do nosso software EDI é Java. Spring é um framework para o desenvolvimento de aplicações e contentor de inversão de controlo, de código aberto para a plataforma Java.

MySQL

A base de dados onde residem os dados da nossa plataforma EDI é gerida por MySQL. MySQL é um sistema de gestão de base de dados relacional desenvolvido pela Oracle Corporation e é considerado a base de dados open source mais popular do mundo, principalmente para ambientes de desenvolvimento web.

Hazelcast

Para administrar os acessos à base de dados da plataforma EDI, contamos com a ferramenta Hazelcast. Denominado in-memory data grid, o Hazelcast permite-lhe partilhar diferentes estruturas de dados de forma distribuída com uma escalabilidade flexível e cómoda (gestão de filas, bloqueios, memória distribuída, etc.).

Elasticsearch

O motor de indexação que utilizamos na nossa plataforma EDI é baseado em Elasticsearch. É um servidor de pesquisa baseado em Lucene. Fornece um motor de pesquisa de texto completo, distribuído e com capacidade de multi-inquilinos com uma interface web RESTful e com documentos JSON.

Kibana

No âmbito das nossas políticas de vigilância 24x7 utilizamos ferramentas como o Kibana para o monitoring e analítica dos logs, rendimento de aplicações e para otimizar a gestão dos alertas.

SonarQube

Medição de vulnerabilidades baseadas no padrão internacional OWASP (Open Web Application Security Project) e em ferramentas avançadas de medição, como o SonarQube.

CI/CD suportado em Gitlab

CI/CD é um método de distribuição frequente de aplicações aos clientes, utilizando a automatização nas fases de desenvolvimento de aplicações. O processo de integração e distribuição contínuas incorpora a automatização e a supervisão permanentes em todo o ciclo de vida das aplicações, desde as fases de integração e teste até às de distribuição e implementação.

Na EDICOM, desenvolvemos os nossos projetos EDI suportados por esta tecnologia e metodologia para a verificação de erros, testing e medição da qualidade.

Em apenas 3 minutos de vídeo, mostramos-lhe as capacidades do nosso software EDI

Então, porquê escolher o software EDI da EDICOM?

A nossa solução EDI SaaS, evolui constantemente para oferecer aos nossos clientes segurança, escalabilidade e rastreabilidade nas comunicações B2B com os seus partners.

A solução EDI da EDICOM, servida em modo SaaS, funciona como uma plataforma multissetorial, multipadrão e multiprotocolo, que se integra, através de EDICOMiPaaS, com qualquer ERP no mercado (SAP, Oracle, Navision, etc.). Estamos a falar de uma solução global robusta e escalonável para se adaptar às especificidades de qualquer projeto EDI.

Além do intercâmbio transacional clássico num fluxo comercial B2B, o EDIWIN permite o envio e a receção de faturas eletrónicas a nível internacional com qualquer organização pública ou privada, respeitando as legislações em vigor, bem como a gestão de fluxos de e-reporting. Desta forma, permite centralizar todas as transações comerciais de uma empresa numa única plataforma B2B2G.

Que outras vantagens pode encontrar no nosso software EDI

 

Dashboard personalizado

Potente painel de comando com indicadores dinâmicos de desempenho da plataforma. Podemos personalizar os gráficos com parâmetros diferentes, tais como a data, o tipo de mensagens, etc.

Adaptação a dispositivos móveis (Responsive Design)

Todas as informações contidas nos documentos são facilmente acessíveis. Os menus contextuais tradicionais que dificultam a experiência de utilizador em dispositivos móveis são eliminados.

Navegação intuitiva

A navegação pela aplicação é totalmente amigável. O acesso às funcionalidades concentra-se em dois ambientes claramente identificados. Um ambiente de gestão avançada de utilizadores e um ambiente para a gestão eficiente dos documentos.

Edição assistida de formulários

O nosso software EDI incorpora ferramentas inteligentes que ajudam o utilizador a identificar e editar documentos com erros ou a construir novos documentos de forma ágil.

Melhor experiência de utilizador

O design da interface gráfica de utilizador é concebido com um critério 100% funcional. A aplicação proporciona um ambiente visual simples e amigável que se adapta à realidade e à linguagem que os utilizadores utilizam na sua operação diária.

Consulta ágil de documentos

Os documentos são o núcleo da solução. Por isso, centralizámos todas as opções de pesquisa de documentos através de uma potente ferramenta que incorpora vários parâmetros para uma consulta personalizada.

Visualização em tempo real

Plataforma analítica integrada para a gestão de projetos end-to-end desde a recolha da informação, passando pelo tratamento e pela análise de dados, até à sua representação visual.

 

EDICOM News Portugal | Descobre mais sobre Electronic Data Interchange - EDI

Como a tecnologia EDI pode ajudar as empresas do setor da saúde em Portugal

O EDI ajuda as empresas portuguesas a posicionarem-se como fornecedores do sistema de saúde público.

Análise de dados: Tipos de dashboards e exemplos de KPIs

Um dashboard ou painel de comando permite conectar, visualizar e partilhar informações para maximizar a estratégia

Chaves para otimizar a gestão de contas a pagar

Saiba como a tecnologia EDI pode ajudar a otimizar os processos de receção de faturas de fornecedores na sua empresa.