A Austrália aposta na fatura eletrónica B2B

Atualmente, o Governo australiano está a consultar as partes interessadas (como a EDICOM) para apoiar a adoção da faturação eletrónica empresarial.
Gradualmente, todas as empresas poderão solicitar aos seus sócios comerciais que lhes enviem faturas eletrónicas no formato PEPPOL.O objetivo da iniciativa BER é alargar o uso da fatura eletrónica entre as empresas.
O BER propõe três fases de implementação provisórias
- A partir de 1 de julho de 2023: todas as empresas têm o direito de solicitar e receber a fatura eletrónica no formato PEPPOL de grandes empresas. As grandes empresas terão a obrigação de enviar a fatura eletrónica no formato PEPPOL mediante um pedido válido no âmbito BER.
- A partir de 1 de julho de 2024: todas as empresas têm o direito de solicitar e receber a fatura eletrónica no formato PEPPOL de médias e grandes empresas. As grandes e médias empresas terão a obrigação de enviar a fatura eletrónica no formato PEPPOL mediante um pedido válido no âmbito BER.
- A partir de 1 de julho de 2025: todas as empresas têm o direito de solicitar e receber a fatura eletrónica no formato PEPPOL. Todas as empresas abrangidas terão a obrigação de enviar a fatura eletrónica no formato PEPPOL mediante um pedido válido no âmbito BER.
A EDICOM é um Access Point certificado pela autoridade fiscal da Austrália
A Austrália adotou o modelo PEPPOL para o intercâmbio de faturas no formato eletrónico. Para tal, é necessário contar com um PEPPOL Access Point capaz de comunicar e transformar as mensagens de acordo com as especificações PEPPOL. A EDICOM é um Access Point acreditado pela autoridade fiscal da Austrália - ATO e também pelo Ministério do Comércio, Inovação e Emprego (MBIE) na Nova Zelândia.
A fatura eletrónica B2G na Austrália
O governo da Austrália avança com a implementação da fatura eletrónica no âmbito público. A partir de 1 de julho de 2022, o uso da fatura eletrónica será obrigatório para as Commonwealth Agencies, seguindo o formato e a comunicação PEPPOL.