EDICOM, certificada como Access Point da rede Peppol na Austrália e Nova Zelândia
A EDICOM foi acreditada como Access Point na Austrália e Nova Zelândia pelas autoridades Peppol de cada país. No caso da Austrália, pela Autoridade Fiscal (ATO, Australian Taxation Office) e, no caso da Nova Zelândia, pelo Ministério do Comércio, Inovação e Emprego (MBIE, Ministry of Business, Innovation & Employment).
Desta forma, qualquer empresa ou entidade pública que pretenda faturar de forma eletrónica na Austrália ou Nova Zelândia poderá fazê-lo através da plataforma Global e-Invoicing da EDICOM.
Com estas duas novas acreditações, a EDICOM reafirma assim a sua posição como referência mundial de faturação eletrónica ao oferecer serviços em mais de 70 países.
A fatura eletrónica na Austrália e Nova Zelândia
A Austrália e a Nova Zelândia decidiram, em 2018, implementar o seu projeto de faturação eletrónica de forma conjunta, através do acordo “Australia and New Zealand Government Electronic Invoicing Arrangement”.
O objetivo do acordo é melhorar a produtividade e reduzir os custos nas operações comerciais para ambos os governos e empresas através de um mercado digital único e interoperável.
Em 2019, seguindo os passos de outros países como Singapura, a Austrália e a Nova Zelândia anunciaram que o sistema de intercâmbio de faturas eletrónicas seria efetuado através da rede Peppol.
Com a escolha deste sistema internacional, pretende-se aumentar as oportunidades de negócio para as empresas de ambos os países no mercado global.
A partir deste ano, todas as empresas e instituições públicas que assim o desejarem podem faturar de forma eletrónica quer na Nova Zelândia, quer na Austrália.
Os governos de ambos os países estimam que, graças à faturação eletrónica, poderão poupar 30 mil milhões de dólares em dez anos.
O que é o Peppol?
Peppol é a sigla de Pan European Public Procurement On Line. É um conjunto de instrumentos e especificações destinado a favorecer a contratação b2g e b2b através de meios digitais.
O Peppol nasceu para potenciar a contratação pública transfronteiriça entre os países da União Europeia. No entanto, a sua capacidade de interoperabilidade e a potência da sua infraestrutura de telecomunicações impulsionaram a sua expansão para outros países.
O sistema Peppol permite enviar e receber pedidos, faturas, guias de remessa, confirmações de compra ou notas de crédito sob um padrão comum, independentemente do lugar onde se encontram os sócios comerciais.
As empresas e entidades comunicam entre si através de Access Points certificados de cada país.
Como faturar de forma eletrónica na Austrália e Nova Zelândia?
Para poder enviar e receber faturas eletrónicas na Austrália e Nova Zelândia, é necessário contar com um Access Point acreditado pelas autoridades Peppol de cada país, capaz de encaminhar as mensagens de acordo com as especificações da rede Peppol.
Além disso, tanto empresas como organismos públicos irão precisar de um software de faturação capaz de transformar as faturas eletrónicas dos seus sistemas de gestão no formato padrão Peppol BIS Billing 3.0.
No caso da Nova Zelândia, as empresas devem ter o código de identificação de empresas New Zeland Business Number (NZBN).
A plataforma Global e-Invoicing da EDICOM permite às empresas gerar as faturas no formato Peppol e enviá-las através da sua rede de forma totalmente integrada com o seu ERP ou sistema de gestão.
Uma solução escalável e centralizada projetada para poder faturar em qualquer país de acordo com os requisitos legais e técnicos vigentes em cada caso. O serviço de faturação internacional da EDICOM permite intercambiar qualquer documento comercial de forma automatizada e imediata com instituições públicas, clientes ou fornecedores.
Redução dos tempos de cobrança para os fornecedores públicos da Austrália
Para fomentar o uso da fatura eletrónica, o governo australiano lançou, no dia 1 de janeiro, o decreto Supplier Pay On-Time or Pay Interest Policy, em que se determina que as administrações públicas que receberem faturas eletrónicas através de Peppol, iniciarão o pagamento aos seus fornecedores em 5 dias. O único pré-requisito é que os contratos sejam de até 1 milhão de dólares australianos.