Faturação eletrónica

O Paraguai inicia o plano piloto do novo sistema EKUATIA para a faturação eletrónica

jordania-fatura-eletronica

O Paraguai aprovou o início de um Plano piloto que irá testar o funcionamento do novo sistema de emissão de documentos tributários eletrónicos EKUATIA´I. A Subsecretaría de Estado de Tributación (SET) irá selecionar os contribuintes que farão parte do plano piloto para a sua implementação.

EKUATIA´I é a ferramenta que a SET disponibiliza aos contribuintes para uma “implementação sustentada e gradual do Sistema Integrado de Facturación Electrónica (SIFEN) que permita emitir e enviar os documentos tributários eletrónicos”.

EKUATIA´I estará disponível de forma online: na página web da SET e no portal web de e-Kuatia.

Através do EKUATIA´I será possível emitir os seguintes documentos tributários eletrónicos:

Comprobantes de Ventas Electrónicos (CVE):

  • Factura Electrónica (FE).
  • Autofactura Electrónica (AFE).
  • Boleta de Venta Electrónica (BVE).
  •  Boleta Resimple Electrónica (BRE).

Documentos Complementarios Electrónicos (DCE).

  • Nota de Crédito Electrónica (NCE).
  • Nota de Débito Electrónica (NDE).
  • Nota de Remisión Electrónica (NRE).

Requisitos para operar no EKUATIA´I

Para emitir eletronicamente os documentos tributários, o contribuinte deve cumprir uma série de requisitos: 
Contar com um Certificado Digital emitido por um Prestador de Serviços de Certificação autorizado pela autoridade competente em matéria de assinatura digital.
 
Solicitar a habilitação como faturador eletrónico através do Sistema Marangatu, utilizando para o efeito a sua Chave de Acesso Confidencial de Utilizador, devendo para o efeito estar em dia no cumprimento das suas obrigações tributárias e contar com RUC em estado ativo.
 

As vantagens do sistema EKUATIA´I 

Através do sistema EKUATIA´I não será necessária a impressão dos documentos para o respetivo arquivamento no arquivo tributário. A SET armazena digitalmente a informação dos documentos tributários eletrónicos.
O sistema EKUATIA´I estará disponível 24 horas por dia, sete dias por semana.
A emissão eletrónica de documentos tributários contribuirá para o aumento da transparência e a rastreabilidade das operações económicas e permitirá melhorar a gestão tributária por parte da Administração Tributária e dos contribuintes.
 

Novos faturadores eletrónicos habilitados

A fatura eletrónica no Paraguai consolida-se através do Sistema Integrado de Facturación Electrónica Nacional (SIFEN) gerido pela SET. No seu processo de massificação, atualmente encontra-se na fase de “Adesão Voluntária”, iniciada em agosto de 2019, antes da obrigatoriedade. Recentemente, através da resolução geral n.º 74, ampliou-se a lista de nomes de faturadores eletrónicos para esta fase. 


Soluções de faturação eletrónica adaptada às suas necessidades

A EDICOM é um fornecedor internacional de soluções de e-Invoicing. Oferece soluções globais de integração de dados entre empresas que incluem uma plataforma única de fatura eletrónica internacional adaptada às especificações técnicas e legais dos diferentes países em que operam os seus clientes. 
Entre as vantagens desta solução destaca-se a escalabilidade, que permite implementar novas ferramentas em função das necessidades da empresa, assim como a capacidade global da EDICOM.
Uma característica muito interessante do serviço de e-Invoicing da EDICOM é a sua capacidade para acompanhar as empresas contribuintes na transição para o novo sistema de faturação eletrónica, como é o caso atual do Paraguai. A solução adapta-se aos novos cenários com que se deparam as empresas e a cada novo requisito ou mudança introduzidos pela Autoridade Tributária do país. 

É importante ter em conta que os sistemas de faturação evoluem para melhorar. Cada novidade é implementada pelo fornecedor tecnológico, minimizando os efeitos para o cliente no seu sistema de gestão. 
 

Saiba mais sobre os potenciais benefícios para a sua empresa.

Contacte um representante da EDICOM.

Pode também estar interessado em ler sobre...

Que países trocam faturas eletrónicas através do Peppol

Descubra que países beneficiam das vantagens oferecidas pela infraestrutura PEPPOL para a troca de faturas eletrónicas.

Como é a fatura eletrónica no Paraguai

Conheça o funcionamento do Sistema Integrado de Faturação Eletrónica Nacional SIFEN do Paraguai.

A implementação do GOVEIN19 está a revelar-se um êxito em toda a Europa

A EDICOM implementa com êxito o projeto GOVEIN19 para o desenvolvimento da faturação eletrónica em hospitais europeus.