O que são as tecnologias SaaS?
SaaS (Software as a Service) é um sistema de serviços de software na nuvem. Com esta modalidade, o utilizador acede às aplicações contratadas a terceiros pela Internet. O software não está instalado fisicamente no suporte do cliente. Tanto as aplicações como os dados do utilizador estão alojados num servidor externo.
O modelo SaaS faz parte do conceito mais amplo do sistema cloud computing, serviços e estruturas alojados na nuvem, tais como plataformas, aplicações informáticas, armazenamento de ficheiros ou programas, tudo acessível pela Internet.
Esta modalidade de serviço na nuvem pode ser complementar ou como alternativa à modalidade on-premise onde a infraestrutura e os programas estão instalados nos servidores e dispositivos locais da empresa.
Vantagens do SaaS
- Poupança económica. O serviço em modalidade SaaS é um investimento mais rentável do que a tradicional aquisição de uma licença e instalação do programa informático, derivada de outras vantagens de destaque tais como as atualizações, a manutenção ou a escalabilidade do serviço.
- Escalabilidade. Trabalhar com aplicações em modo SaaS permite alargar os serviços com novas soluções que melhorem ou complementem o serviço, bem como uma maior capacidade de armazenamento, dependendo das necessidades da empresa.
- Segurança. Os fornecedores SaaS zelam pela segurança dos dados das empresas que utilizam este tipo de soluções. Normalmente, são plataformas acreditadas por diversas certificações e que garantem contratualmente a integridade e confidencialidade da informação através de mecanismos como a encriptação ou a assinatura digital.
- Acessibilidade. A modalidade de gestão SaaS permite aceder às aplicações a partir de qualquer local e por qualquer utilizador devidamente identificado.
- Manutenção e atualizações. As soluções em modo SaaS têm manutenção e atualizações permanentes que garantem o seu bom funcionamento e evitam que se tornem obsoletas em pouco tempo, como acaba por acontecer na modalidade localmente.
Um exemplo da modalidade de serviço na nuvem são as soluções EDI (Electronic Data Interchange) oferecidas pela EDICOM através do sistema SaaS.
Este tipo de gestão implica a delegação a um terceiro de todos os recursos de hardware e software necessários para iniciar e manter um projeto B2B de ecommerce. O prestador do serviço também assume a manutenção de toda a infraestrutura tecnológica necessária para garantir o funcionamento ótimo das aplicações.
Neste ambiente de gestão, a EDICOM oferece a solução EDICOM Platform. Um ambiente tecnológico com software de desenvolvimento próprio, hardware permanentemente atualizado, sistemas de comunicações e serviços de gestão que permite a troca eletrónica de dados comerciais entre empresas.
Como funciona a EDICOM Platform?
Todo o processo EDI está na nuvem, nada é instalado localmente, nem o utilizador tem de se preocupar em instalar nada. A implementação da plataforma e a sua manutenção é realizada pelo fornecedor na nuvem.
Através da EDICOM B2B Cloud Platform, tem-se acesso a soluções EDI de faturação eletrónica, soluções colaborativas CRP/VMI, sincronização de dados de produto, sistemas de troca de informação financeira XBRL, serviços de assinatura eletrónica, etc.
Apenas é necessária uma ligação à Internet para aceder a um ambiente seguro que permite ao cliente operar todas as aplicações e ferramentas incluídas na sua solução.
As soluções EDICOM estão integradas no sistema interna de gestão ou ERP do utilizador através de protocolos seguros para a transferência de ficheiros entre o seu ERP e a EDICOM B2B Cloud Platform. Esta integração facilita um rápido processamento e transformação de estruturas de dados multi-formato para a plena integração dos documentos eletrónicos enviados e/ou recebidos com o sistema de gestão.
O processamento de grandes volumes de transações entre empresas é realizado sem intervenção humana, de forma rápida e eficiente, sem modificar os processos internos.
Garantias de funcionamento ininterrupto - Service Level Agreement
As soluções residem nos servidores da EDICOM, o que garante o seu funcionamento ininterrupto através da monitorização técnica 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Presta um serviço de suporte ao utilizador para resolver dúvidas e incidências através do atendimento personalizado e em até 7 línguas diferentes.