Faturação eletrónica

Serviço de controlo de faturas reclamadas no Chile

 faturas reclamadas no Chile

A eficiência na rastreabilidade das faturas permite encerrar o círculo do cumprimento fiscal no Chile. Graças ao cruzamento de dados entre o serviço de controlo de faturas reclamadas da agência tributária chilena e a solução de faturas eletrónicas da EDICOM, o cliente mantém-se informado sobre o estado das faturas emitidas e supervisiona a coerência entre os DTE recebidos e a declaração mensal de IVA (Formulário 29). 

Os benefícios de valor acrescentado da solução de fatura eletrónica da EDICOM respondem aos dois cenários que, por vezes, afetam negativamente as empresas chilenas na sua contabilidade e faturação. 

Em ambos os casos, trata-se de uma discordância detetada porque a informação contabilística da empresa não coincide com a proposta do Formulário 29 para a declaração do IVA enviada pelo Servicio de Impuestos Internos (SII) do Chile. 

 

Maior controlo dos processos de faturação

No Chile, as faturas eletrónicas emitidas devem ser enviadas previamente para o SII, para validação. Uma vez validadas, o organismo tributário devolve-as ao emissor. Por seu lado, o emissor envia-as por correio eletrónico ao destinatário final, no formato XML_DTE.

O recetor da fatura eletrónica dispõe de oito dias para aceitar ou reclamar a fatura. Na eventualidade de, decorrido esse prazo, não ter sido gerado um aviso de receção, o SII considera-as formalmente aceites e incorpora-as na proposta F29 de declaração de IVA.

 

Faturas reclamadas

O que acontece se a fatura emitida tiver sido reclamada pelo cliente? 

Há motivos pelos quais se pode reclamar uma fatura: se não estiver conforme com a quantia, com a entrega, se a mercadoria tiver chegado em más condições, etc. 

Como a aceitação ou reclamação da fatura eletrónica é uma informação enviada unicamente para o SII, a agência tributária disponibilizou um sistema para informar o emissor se este tiver faturas reclamadas.

A solução de fatura eletrónica da EDICOM automatiza a consulta com o sistema do SII. No caso de faturas reclamadas, a EDICOM conecta-se automaticamente com o SII através do sistema WebService, habilitado para consultar, de forma periódica, a informação sobre as faturas reclamadas. Graças a este controlo, o emissor é notificado pela solução EDICOM e pode ter conhecimento total do que ocorre com as suas faturas eletrónicas.

Com a automatização, otimiza-se o trabalho do departamento de contas por pagar, dado que recebe a informação diretamente e não a deve consultar manualmente ao portal do SII. Com esta valiosa informação pode emitir a correspondente nota de débito eletrónica e a nova fatura eletrónica de forma rápida e imediata.
 

Faturas declaradas e não recebidas 

O que ocorre se o fornecedor tiver declarado a fatura, mas o cliente não a tiver recebido?

Ao não ter recebido as faturas por parte dos fornecedores, as empresas não podem rever e corroborar os dados. Se o prazo de oito dias tiver expirado, o SII valida a fatura automaticamente e incorpora-a na proposta F29 de declaração de IVA. Obviamente, a discordância dos dados com o SII implica discrepâncias no F29. 

O sistema de faturação eletrónica da EDICOM deteta as incoerências entre o Formulário 29 e os DTE recebidos através de um cotejo diário e automatizado das faturas emitidas pelos fornecedores ao SII.

A própria plataforma integrada e automática da EDICOM cruza a informação das faturas no ERP do cliente com a informação de faturas recebidas pelo SII para comprovar a concordância. Caso detete que uma fatura se encontra no SII, mas não no ERP, emite um alerta. 

O sistema avisa o fornecedor que deve enviar o DTE não recebido num prazo de 24h. Se, decorrido esse período, o DTE não tiver sido enviado, o sistema reclama automaticamente a fatura eletrónica ao SII, o que implica a rejeição da mesma.

Graças a este processo, evitam-se os custos resultantes do pagamento de impostos declarados incorretos. 

A rastreabilidade e a automatização oferecidas pela solução da fatura eletrónica da EDICOM são essenciais para se adiantar a estas duas situações recorrentes que se produzem como consequência de diferentes fatores que incorrem nos processos do sistema de faturação no Chile.

 

 

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