Transformação digital

Espanha lança o Plano de digitalização de PMEs 2021-2025

digitalicacion espana

O Governo de Espanha aprovou o Plano de digitalização de PMEs 2021-2025. Serão destinados 4656 milhões de euros de investimento público, que afetará cerca de 1,5 milhões de PMEs. O objetivo é a integração da tecnologia digital nos modelos de negócio das pequenas e médias empresas em Espanha como alavanca para enfrentar os desafios do futuro e do presente com a crise da COVID-19. 
O Plano de digitalização de PMEs 2021-2025 responde ao desafio do impulso da digitalização das PMEs, uma das dez prioridades da Agenda Espanha Digital 2025.
As pequenas e médias empresas em Espanha têm de avançar na digitalização. Há importantes áreas por explorar, como o comércio eletrónico, o uso de serviços na nuvem ou a aplicação da análise de big data, o que pressupõe dotar as empresas de capacidade de resiliência e de reinvenção face às crises. 
A introdução da tecnologia digital permitirá às PMEs serem competitivas face aos novos modelos de negócio e aumentarem a sua produtividade. Além disso, a digitalização das PMEs contribui para o atenuação das brechas sociais, territoriais e de género. 

Plano de digitalização de PMEs 2021-2025
Os objetivos do plano são: 

  • Estabelecer um conjunto de programas escaláveis para a digitalização básica da PME fomentando a cooperação público-privada. 
  • Promover a formação empresarial e diretiva em competências digitais, com o fim de melhorar a transformação, a produtividade das PMEs e as suas possibilidades de crescimento e internacionalização. 
  • Impulsionar a inovação disruptiva e o empreendimento no âmbito digital para que as PMEs e as startups aproveitem as oportunidades da economia verde e digital baseada em dados. 
  • Estabelecer programas sectoriais de digitalização adequados às características específicas no âmbito da indústria, do turismo e do comércio num contexto de transição ecológica. 
  •  Reduzir a brecha de género na digitalização. 

O Plano desenvolve-se através de um programa horizontal dividido em cinco eixos de atuação e 16 medidas.
Os cinco eixos correspondem à digitalização básica; apoio à gestão da mudança; inovação disruptiva e empreendimento; apoio à digitalização sectorial; coordenação de eficiências e reforma. 
 

Programa Digital Toolkit

Entre as medidas mais importantes contempladas pelo Plano destaca-se o denominado programa Digital Toolkit, focado na digitalização básica das PMEs. Com um investimento de 3000 milhões de euros no período 2021-2023.
Os pacotes de Digital Toolkit apostam em soluções em modo serviço e pretendem implementar relações digitais baseadas no intercâmbio eletrónico de dados entre as quais se destacam:

  • A digitalização das relações com a Administração pública e com os clientes.
  • O desenvolvimento de processos internos sem papéis.
  • A implementação da fatura eletrónica.
  • A implementação efetiva do comércio eletrónico. Neste ponto, o objetivo do Governo é que o comércio eletrónico represente 25% do volume de negócio das PMEs em 2025, face ao contributo atual, que é inferior a 10%. 

O pacote de ferramentas de digitalização inclui: ferramentas habilitadoras, formação, página web, sistema de gestão de recursos ERP, sistema de gestão de clientes CRM, venda online, sistema de marketing digital, entre outras. 

EDICOM partner tecnológico para abordar a digitalização
A EDICOM, especialista em soluções de intercâmbio eletrónico de dados baseadas em tecnologia EDI (Electronic Data Interchange), acompanha as empresas no processo de digitalização.
 
Este acompanhamento pressupõe adaptar as soluções tecnológicas às necessidades do cliente. Como tal, a EDICOM desenvolve soluções escaláveis e adaptadas às diferentes realidades: volume de negócio, setor de atividade, nível de digitalização da empresa, dos seus fornecedores e clientes, entre outras variáveis. 
 
Descubra as soluções da EDICOM para faturação eletrónica. 
Descubra as aplicações da tecnologia EDI.

EDICOM News Portugal | Descobre mais sobre Transformação digital

Sete razões para utilizar o EDI no setor da moda

Descubra aqui as 7 razões para utilizar o EDI no setor e as soluções oferecidas pela EDICOM.

As 10 fases para a migração de uma plataforma EDI

Milhões de mensagens, milhares de interlocutores, centenas de integrações… migrar toda a sua plataforma EDI é possível e...

A EDICOM e a Deloitte assinam uma parceria estratégica

Conheça a parceria entre a Deloitte e a EDICOM: experiência em consultoria e serviços tecnológicos.