Faturação eletrónica

O Japão aposta no PEPPOL para a implementação da fatura eletrónica

Factura electrónica PEPPOL no Japão

O Japão, autoridade PEPPOL desde setembro de 2021, encontra-se em processo de desenvolvimento do seu projeto de fatura eletrónica baseada no padrão PEPPOL. O PEPPOL é um padrão comum e interoperável, que tem como objetivo promover o desenvolvimento do e-Procurement transfronteiriço.

A EIPA (Associação de Promoção da Faturação Eletrónica) é a organização encarregue de desenvolver e construir um sistema de fatura eletrónica standardizado que possa ser utilizado pelas empresas no Japão.
A sua missão é facilitar a transformação digital no país, promovendo o uso da tecnologia para a gestão e o intercâmbio de documentos standardizados. Um dos seus objetivos é digitalizar todo o processo de faturação e administrativo para que as empresas japonesas sejam mais eficientes e produtivas. A EDICOM é membro da EIPA com o objetivo de facilitar e acompanhar as empresas japonesas na sua transformação digital.

PEPPOL no Japão

Desde janeiro de 2021 que a EIPA e o governo nipónico trabalham em conjunto com a OpenPEPPOL para desenvolver um padrão japonês que cumpra os requisitos legais e empresariais do país. A base do modelo japonês é o PINT, a versão internacional do PEPPOL baseada no BIS Billing 3.0. Esta versão foi pensada para cumprir requisitos internacionais e permite incluir especificações locais.

A implementação do PEPPOL no Japão significa que a administração pública e os seus fornecedores devem intercambiar os seus documentos eletrónicos no formato PEPPOL.

Até ao momento, não há uma obrigatoriedade no país relativamente à emissão e receção de faturas eletrónicas. Não obstante, a EIPA recomenda às empresas a utilização de um software de faturação eletrónica compatível com o sistema PEPPOL para outubro de 2022.

EDICOM PEPPOL Access Point

A EDICOM atua como PEPPOL Access Point certificado desde 2015. Além disso, a EDICOM recebeu a certificação SMP para a implementação do seu serviço de publicação de metadados.

O EDICOM PEPPOL Access Point permite às administrações e autoridades europeias interagir com a sua comunidade de interlocutores e fornecedores através de soluções integradas que automatizam o intercâmbio de todo o tipo de documentos eletrónicos sob o padrão PEPPOL-XML.

Que países trocam faturas eletrónicas através do PEPPOL

Embora o PEPPOL tenha sido inicialmente criado pela União Europeia para facilitar o comércio transfronteiriço entre empresas e organismos públicos na própria UE, devido à sua vantagem em termos de interoperabilidade e telecomunicações, tornou-se um modelo de êxito e está a ser utilizado fora da UE.

Reino Unido, Alemanha, França, Espanha, Suécia, Itália, Polónia, Noruega, Países Baixos, Dinamarca, Finlândia, Bélgica, Áustria, Islândia, Grécia, Portugal, são alguns dos países pertencentes à rede PEPPOL.

Saiba mais sobre os potenciais benefícios para a sua empresa.

Contacte um representante da EDICOM.

Pode também estar interessado em ler sobre...

Os Estados Unidos iniciam o seu projeto piloto de faturação eletrónica

A Business Payments Coalition juntamente com o Federal Reserve anunciaram o lançamento de um projeto piloto.

A Polónia torna obrigatório o uso da fatura eletrónica B2B

A massificação terá início de forma voluntária em outubro de 2021 e de forma obrigatória a partir de 2023.

A Suécia lança uma consulta sobre a fatura eletrónica e declarações de IVA digitais

A Agência Tributária sueca (Skatteverket) estuda vários modelos para cumprir os requisitos de declaração de IVA digital