Para que serve um código de barras?
O primeiro código de barras nasceu em 1973 e representou um grande avanço na identificação de produtos.
O que é um código de barras?
Os códigos de barras são representações gráficas de dados numéricos ou alfanuméricos, como os códigos GTIN ou GLN.
Empresas de todo o mundo utilizam-nos para identificar de forma inequívoca e automática produtos, pacotes, paletes ou localizações.
Ao serem digitalizados, transmitem informação sobre o produto a que estão associados. Trata-se de símbolos muito versáteis, capazes de conter qualquer tipo de informação necessária.
Desempenham um papel importante na cadeia de abastecimento de qualquer indústria, dado que permitem a todos os interlocutores identificar e acompanhar os movimentos de cada produto.
O primeiro código de barras nasceu em 1973 e representou um grande avanço na identificação de produtos.
Tipos de códigos de barras
GTIN-13
Se o produto estiver identificado com um GTIN-13, o código de barras será um EAN-13.
GTIN-14
Se o artigo se identificar através de um GTIN-14, o símbolo será um ITF-14.
GS1-128
Se se tratar de unidades logísticas, o código de barras utilizado será um GS1-128. Nesse caso, trata-se de um código que identifica unidades de envio e não pode ser lido no ponto de venda. Permite acrescentar características e informação relevante a produtos ou grupos de produto.
É utilizado em ambientes de armazém para assegurar uma correta rastreabilidade e acompanhamento da mercadoria.
Vantagens da utilização de códigos de barras
Recolha de dados imediata
Evita erros no carregamento de dados manual
Evita falsificações
Segurança do consumidor
Eficiência nas comunicações e na otimização de processos.
Classificação correta da informação.
Controlo de envio e receção de mercadorias.
Controlo de inventários e de stocks.
Utilizações chave do código de barras:
Saúde
Identifica de forma única os doentes e associa informação relevante sobre a sua situação.
Gestão de inventário: identificação e rastreabilidade de dispositivos médicos.
Acompanhamento bidirecional: dispositivos atribuídos a doentes e quem os atribuiu.
Identificação em laboratórios ou farmácias de resultados de doentes ou determinada medicação.
Retalho
Informação sobre preços e características dos artigos.
Controlo de stock e inventário em pontos de venda, melhorando os tempos de entrega ao cliente final.
Rastreabilidade de cada artigo desde o país de origem até ao transporte e ao destino.
Eficiência operacional em pedidos e transporte de mercadorias.