Perguntas frequentes sobre o EDI
O que é o EDI? Como posso incorporá-lo na minha empresa? Que documentos posso intercambiar? Pergunte e nós respondemos.
Descubra tudo o que você precisa saber sobre Electronic Data Interchange
O EDI é uma tecnologia profundamente difundida em âmbito empresarial, em todos os setores e países do mundo. Não importa o tamanho da empresa, Pequenas, Médias, Grandes ou Multinacionais utilizam o EDI em suas transações comerciais, dada sua versatilidade em soluções. É possível que sua empresa já utilize o EDI para gerenciar transações com seus clientes ou fornecedores (pedidos, faturas ... etc.) e você nem saiba. Em nosso Learning Center, você terá a oportunidade de aprofundar e aprender todos os detalhes sobre o funcionamento da tecnologia EDI.
Que documentos posso intercambiar através do EDI?
Praticamente todas as transações que habitualmente realizaria com qualquer interlocutor por meios convencionais podem realizar-se através do EDI. As que se intercambiam de forma mais habitual são pedidos, avisos de expedição, faturas, inventários, etc.
Com quem posso intercambiar documentos comerciais EDI?
O EDI é utilizado numa infinidade de setores. Isso, unido à grande variedade de mensagens estruturadas existentes, possibilita a utilização desta tecnologia com múltiplos partners. De tal modo que, hoje em dia, é habitual o intercâmbio eletrónico de informação com distribuidores, fornecedores, operadores logísticos, alfândegas, portos e aeroportos, administrações públicas...
Em que setores de atividade se intercambiam documentos EDI?
O Intercâmbio Eletrónico de Dados (EDI) tem uma grande presença no setor do Retalho, sendo um sistema de intercâmbio de transações comerciais muito difundido entre distribuidores e fornecedores. São muitos os setores de atividade que progressivamente adotaram estas tecnologias, estando hoje presente na saúde, no setor automóvel, no setor turístico, dos transportes, etc.
Posso intercambiar documentos através do EDI com os meus fornecedores ou clientes estrangeiros?
O EDI baseia-se no intercâmbio de mensagens com estruturas de dados partilhadas por emissor e recetor. Estas estruturas geram-se a partir de padrões como EDIFACT, X12, XML ou UBL, que são mantidos e desenvolvidos por organismos supranacionais que asseguram a sua vigência e universalidade. O sistema EDI assegura um intercâmbio fluido de qualquer documento comercial com os seus interlocutores, independentemente da sua nacionalidade ou setor de atividade.
Existem opções ágeis para a integração de sócios comerciais?
Os Serviços Avançados de Gestão da Edicom definidos para Outsourcing e Onboarding permitem externalizar as tarefas necessárias para a administração da solução do cliente e as gestões requeridas para obter uma rápida integração do maior número possível de interlocutores.
O serviço Outsourcing da EDICOM dá-lhe acesso aos melhores recursos de hardware e software para a implementação do seu projeto EDI e de Faturação Eletrónica. Além disso, este serviço coloca ao seu dispor um administrador da plataforma, que se encarregará da parametrização, manutenção e gestão do software, pelo que não terá de destinar recursos humanos para essas tarefas nem modificar os seus modelos de gestão para integrar avançados modelos de comunicações B2B.
O serviço Onboarding da EDICOM para a incorporação de interlocutores amplia o conceito de externalização e supõe a implementação de um projeto de integração dos seus fornecedores ou clientes. Desta forma, a EDICOM passa a adotar um papel ativo face a eles, desenvolvendo um conjunto de ações para ligá-los à sua plataforma de comunicações e aumentar em muito pouco tempo o número de transações realizadas eletronicamente com todos os seus partners e parceiros comerciais.
O IPM (Integral Partner Management ou Gestão Integral de Interlocutores) configura-se como um serviço que coloca ao seu dispor uma equipa de gestão que irá interatuar com todos os seus clientes e fornecedores, gerindo as tarefas próprias que implica a manutenção dos mesmos em questões como a resolução de incidências, erros, configuração de novos protocolos de comunicações, testes para a integração de novas mensagens... Como se do seu próprio Grupo Administrador EDI se tratasse, e para que possa esquecer totalmente a gestão que implica a sua plataforma de comunicações.
A implantação de um sistema EDI implica modificações no meu Sistema Informático Interno ou ERP?
Existem soluções acessíveis a partir de um ambiente web que permitem o envio e a receção de mensagens EDI. Este tipo de soluções gera as mensagens a enviar através da mecanização manual dos dados que os compõem, através de formulários web.
Para situações em que o volume de documentos é elevado, é conveniente a integração das transações EDI com os ERP. Nestes casos, a construção, o envio e o registo dos documentos de entrada automatizam-se para se integrarem com o sistema informático de gestão. Nestes casos, são necessárias determinadas adaptações dos Sistemas para possibilitar a extração e a importação dos dados que formarão os documentos tratados.
Após a implementação de uma solução EDI, posso alargar a sua utilização a diferentes projetos?
Sim. Fatores como a eficiência e a economia de custos favorecem o desenvolvimento das suas aplicações. Além de cumprir com a lei, o EDI revelou-se uma ferramenta essencial em muitos setores como o da saúde, retalho, automóvel ou logístico, que comunicam com os seus partners e assistiram à otimização dos seus processos administrativos e de gestão.
Uma das grandes vantagens da tecnologia EDI é a escalabilidade. Um projeto EDI pode implementar-se progressivamente, em função das necessidades da empresa. Por isso, será importante estabelecer objetivos e prioridades de forma a que o EDI se alinhe com o plano da empresa. Embora se parta dos mais imediatos, deve-se continuar rumo a outros objetivos que melhorem a competitividade da empresa.
Tenho de destinar recursos da minha empresa à gestão e manutenção do EDI?
Consoante o volume de transações e partners a gerir, pode ser necessário destinar uma determinada quantidade de recursos à administração e manutenção das suas aplicações EDI. Não obstante, existem serviços para a externalização destas tarefas, que o poupam da gestão associada à manutenção da sua plataforma EDI.
Com os nossos serviços de Outsourcing, Onboarding ou IPM (Integral Partner Management), poderá delegar totalmente na EDICOM a administração e gestão da sua solução EDI, não sendo necessário destinar qualquer recurso da sua própria empresa.
EDI Academy e-books: Guia útil para aprender o mais importante sobre a tecnologia EDI.
Este conteúdo apresentado através de 3 e-books dirige-se a profissionais do setor tecnológico que pretendem iniciar-se no conhecimento sobre os sistemas de intercâmbio eletrónico de dados EDI.

EDI Academy Vol. I
Neste primeiro e-Books o enfoque foi dado na parte didática e informativa do EDI.

EDI Academy Vol. II
Apresentamos as características e vantagens de dois componentes fundamentais para a implementação de uma plataforma de transferência eletrônica de dados.

EDI Academy Vol. III
Falaremos sobre os diferentes tipos de soluções que permitem que você aproveite os benefícios da tecnologia EDI possibilitando que você se conecte com qualquer parceiro de negócio.
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