EDI Standards
Os padrões EDI como elementos chave no Intercâmbio Eletrónico de Dados.
EDI Standard Documents
A chave do desenvolvimento das soluções EDI, o motivo fundamental que justifica a sua adoção e o nível de implementação que têm estas tecnologias nas empresas, é seguramente a utilização de linguagens padrão EDI. O desenvolvimento de normas comuns para a elaboração de documentos eletrónicos, capazes de ser interpretados por qualquer partner comercial com a tecnologia adequada, foi e é determinante para conseguir a integração dos sistemas informáticos das empresas que, de um modo ou de outro, participam numa relação comercial.
Há diferentes tipos de padrões EDI, alguns dos quais desenvolvidos especificamente para indústrias concretas, e outros amplamente implementados em mais setores ou regiões. Os padrões definem em última instância as regras a ter em conta para a emissão e interpretação de uma transação comercial concreta. Assim, as ordens de compra, os avisos de expedição, as faturas ou qualquer documento a intercambiar, terão de ser gerados respeitando as normas definidas pela linguagem EDI utilizada. Normas que estabelecem a ordem pela qual se deve apresentar a informação, os dados mínimos obrigatórios a apresentar em cada mensagem ou documento, a metodologia a utilizar para etiquetar os diferentes campos contidos numa mensagem, etc. Alguns dos padrões EDI com maior presença são:
EDI Standard UN/EDIFACT
United Nations/Electronic Data Interchange for Administration, Commerce and Transport, é o padrão desenvolvido pelas Nações Unidas durante a década de 80 graças ao trabalho do grupo Working Party 4.
Trata-se de uma linguagem EDI multipaís e multi-indústria muito utilizada na Europa, sobretudo no setor do Retalho, a primeira indústria a adotá-lo embora, com o passar dos anos, a sua utilização se tenha generalizado a outros âmbitos como a saúde, a logística e o transporte ou construção.
EDI Standard ANSI ASC X12
O American National Standards Institute (ANSI) criou, em finais da década de 70, o Accredited Standards Committee (ASC) com o objetivo de desenvolver um padrão de mensagens uniforme para o intercâmbio de documentos eletrónicos. Nasceu assim o ANSI X12, sendo inicialmente um padrão a utilizar por empresas norte-americanas de diferentes setores. Embora a região onde se regista o maior uso desta linguagem EDI continue a ser a América do Norte, a realidade é que, hoje em dia, está presente em todo o mundo, e é um padrão implementado em praticamente qualquer solução EDI.
EDI Standard ODETTE
Organization for Data Exchange by Tele Transmission in Europe (ODETTE) representa os interesses da indústria automóvel na Europa que desenvolve ferramentas para melhorar o fluxo de abastecimento de produtos e os aprovisionamentos na cadeia de valor da indústria automóvel.
Esta organização é responsável pelo desenvolvimento do padrão de mensagens com o seu próprio nome, ou de protocolos específicos de comunicação, como OFTP.
Mais informações sobre a ODETTE
EDI Standard UBL (Universal Business Language)
Em 1998, o contabilista e auditor Charles Hoffman desenvolveu as bases de uma linguagem baseado em XML, concebida inicialmente para o setor financeiro.
A União Europeia, dentro do âmbito da sua estratégia 2020, designou a UBL como padrão de referência para a contratação pública, pelo que são muitas as administrações públicas dos países membros da UE que a estão a incorporar como base para definir as mensagens a intercambiar com os seus fornecedores.
EDI Academy e-books: Guia útil para aprender o mais importante sobre a tecnologia EDI.
Este conteúdo apresentado através de 3 e-books dirige-se a profissionais do setor tecnológico que pretendem iniciar-se no conhecimento sobre os sistemas de intercâmbio eletrónico de dados EDI.
EDI Academy Vol. I
Neste primeiro e-Books o enfoque foi dado na parte didática e informativa do EDI.
EDI Academy Vol. II
Apresentamos as características e vantagens de dois componentes fundamentais para a implementação de uma plataforma de transferência eletrônica de dados.
EDI Academy Vol. III
Falaremos sobre os diferentes tipos de soluções que permitem que você aproveite os benefícios da tecnologia EDI possibilitando que você se conecte com qualquer parceiro de negócio.