Web EDI
As soluções Web-EDI foram concebidas para o intercâmbio de um número reduzido de mensagens EDI através de formulários web específicos.
Web EDI
Devido ao seu custo e rapidez de implementação, as soluções não integradas são a melhor alternativa para se iniciar nas comunicações EDI quando não houver um volume excessivo de documentos a intercambiar.
Estas soluções colocam ao dispor do utilizador um ambiente web através do qual é possível gerar integralmente todas as mensagens eletrónicas que intercambia com os seus interlocutores.
A construção das diferentes mensagens EDI realiza-se a partir de formulários online que permitem a sua composição de uma maneira rápida e totalmente intuitiva. Deste modo, os dados que compõem documentos como faturas ou avisos de expedição são introduzidos manualmente, sendo posteriormente o software EDI encarregue da sua tradução para o padrão esperado pelo destinatário, assim como do seu processamento através do protocolo de comunicação requerido para assegurar que chegam ao destinatário conforme este o espera receber.
Na prática, este tipo de soluções pode ser uma ferramenta EDI completa com que é possível gerir qualquer transação. Contudo, e devido ao facto de se tratar de soluções não integradas, isso não as torna aconselháveis para abordar projetos EDI em que é necessário intercambiar elevados volumes de documentos e/ou com múltiplos interlocutores, caso em que é mais recomendável considerar uma solução integrada adaptada às características e volumes das mensagens a intercambiar.
Quando é recomendável utilizar uma solução Web EDI?
Poucos documentos EDI
Trata-se de ferramentas concebidas para intercambiar um volume limitado de mensagens EDI. Tenha em conta que é necessário gerar previamente uma fatura ou um aviso de expedição no seu sistema de gestão, e replicá-lo posteriormente no formulário web para que chegue adequadamente ao seu cliente, pelo que, se tiver de intercambiar um volume elevado de documentos, deve considerar a opção de uma solução automática integrada com o seu ERP.
Poucos interlocutores EDI
Se não tiver muitos interlocutores EDI, e sempre que o volume de documentos a intercambiar for limitado, uma solução com estas características pode ser útil para a sua empresa.
Mensagens EDI pouco complexas
Ordens de compra, faturas ou avisos de expedição devem ser facilmente registados quer no ERP, quando se tratar de mensagens recebidas, quer na solução web quando se tratar de documentos a enviar para os interlocutores EDI.
Que características deve ter uma solução Web EDI?
Multipadrão
Deve ser capaz de gerir documentos EDI em múltiplos padrões como EDIFACT ou X12.
Gestão de alertas
Deve contar com as ferramentas adequadas que permitam monitorizar e corrigir as incidências ou os erros que se podem produzir nas mensagens geridas através delas.
Validadores sintáticos
Deve contar com os mecanismos de validação requeridos para assegurar que as mensagens registadas têm os dados mínimos que a mensagem EDI deve conter, conforme as regras de campos obrigatórios exigidos nos diferentes padrões.
Validadores semânticos
A informação registada deve estar expressa nas unidades de medida, e com as limitações exigidas em função da natureza de cada documento.
Validação das regras de negócio
Cada interlocutor para o qual enviar uma mensagem EDI impõe uma série de controlos específicos, como o registo de descontos a nível de linha, verificação de que está identificado o número de ordem de compra, etc. A sua solução Web EDI deve ter em conta as orientações EDI definidas pelos seus clientes para assegurar a geração de transações em conformidade.
Geração automática
Deve permitir a geração automática de praticamente a totalidade dos documentos, como faturas, a partir das transações recebidas como ordens de compra. Deste modo, contribui para uma emissão rápida dos documentos, sem erros e devidamente delineada com a transação original da relação comercial.