O que é o EDI (Electronic Data Interchange)?
O EDI (Electronic Data Interchange) automatiza a integração de dados entre sócios comerciais.
O que é o EDI (Electronic Data Interchange)?
O EDI (Electronic Data Interchange) é um processo entre dois sistemas informáticos que permite às empresas intercambiar informação comercial (ordens de compra, faturas, assessoramento de envio) utilizando mensagens estandardizadas e protocolos de comunicação, o que elimina a intervenção humana.
O EDI integra tecnologias de comunicação e software especializado para que os sistemas de informação de uma empresa possam intercambiar dados críticos de negócios, logísticos ou fiscais de forma transparente.
As nossas soluções EDI estão preparadas para se integrarem com os ERP líderes no mercado.
Como começar um projeto EDI de forma satisfatória?
O que se deve ter em conta para assegurar que um projeto tecnológico de envergadura avance com êxito? Este é o caminho que pode seguir:
Envolvimento de todos os departamentos.
Escolha da solução adequada às suas necessidades.
Análise e avaliação da gestão e dos processos atuais na empresa.
Configuração da metodologia e condições de trabalho: executar um projeto piloto.
Escolha do seu fornecedor tecnológico.
Comece a trabalhar com o EDI e abra a porta a outros projetos eletrónicos.
Enquanto seu fornecedor de tecnologia, estaremos ao seu lado durante todo o processo, identificando as áreas da aplicação EDI e os tipos de mensagens que precisa de intercambiar, e estabelecendo fases de trabalho para assegurar que o seu projeto está em marcha e a funcionar a tempo.
De que preciso para iniciar um projeto EDI?
1. Idioma padrão
O intercâmbio de informação eletrónica requer um idioma estandardizado, partilhado por emissor e recetor para estruturar as mensagens. Existem diferentes padrões EDI, alguns dos mais difundidos são EDIFACT, XML, X12...
2. Software EDI
Emissor e recetor devem ter uma solução EDI com funcionalidades para a construção e emissão das mensagens, de acordo com o padrão XML- EDI em que os intercâmbios devem ocorrer.
3. Rede de comunicações
O intercâmbio de dados através do EDI requer sistemas de comunicações seguros adaptados às peculiaridades deste tipo de transações. Há diferentes opções disponíveis, embora as mais difundidas sejam as V.A.N., ou Redes de Valor Acrescido. Trata-se de redes de comunicações privadas com altos níveis de segurança, controlo e acompanhamento para assegurar o correto envio e receção das mensagens estandardizadas.
Como funciona o EDI?
1. Preparação de dados
O ERP do emissor deve gerar uma estrutura de dados que contenha toda a informação necessária para emitir o documento EDI a enviar.
2. Conversão de dados
Assim que os dados da mensagem forem extraídos do software EDI do emissor, podem ser convertidos no padrão EDI acordado com o destinatário.
3. Envio de mensagens EDI
O documento EDI transformado no padrão acordado é enviado para o destinatário através do sistema de comunicação acordado. O software EDI reconhece o destinatário e reenvia automaticamente a mensagem, utilizando sistemas ponto a ponto como os serviços web AS2, OFTP2, FTPS ou HTTPS, ou serviços privados como VAN ou redes privadas agregadas.
4. Receção de dados
Assim que o software EDI do destinatário receber a mensagem, o processo inverte-se. A solução EDI do destinatário procede à validação da mensagem e converte-a numa estrutura de dados que pode ser processada pelo ERP, integrando-a no sistema de gestão interno.
Mensagens EDI mais comuns
EDIFACT
Invoice – INVOIC
Dispatch Advice - DESADV
Price Catalogue - PRICAT
Remittance Advice - REMADV
Receiving Advice – RECADV
Sales Data Report - SLSRPT
ANSI X12
810 - Invoice
856 - Ship Notice/Manifest
850 - Purchase Order
820 - Remittance Advice
852 - Product Activity Data
EDI Academy e-books: Guia útil para aprender o mais importante sobre a tecnologia EDI.
Este conteúdo apresentado através de 3 e-books dirige-se a profissionais do setor tecnológico que pretendem iniciar-se no conhecimento sobre os sistemas de intercâmbio eletrónico de dados EDI.
EDI Academy Vol. I
Neste primeiro e-Books o enfoque foi dado na parte didática e informativa do EDI.
EDI Academy Vol. II
Apresentamos as características e vantagens de dois componentes fundamentais para a implementação de uma plataforma de transferência eletrônica de dados.
EDI Academy Vol. III
Falaremos sobre os diferentes tipos de soluções que permitem que você aproveite os benefícios da tecnologia EDI possibilitando que você se conecte com qualquer parceiro de negócio.