Número global de artigo comercial (GTIN)
Código formado por 13 dígitos que identifica unidades de produto cujo destino é um ponto de venda
O que é o código GTIN - EAN 13?
O código de Número Global de Artigo Comercial (GTIN), ou EAN-13, é um código formado por 13 dígitos que identifica unidades de produto cujo destino é um ponto de venda.
Permite reconhecer rapidamente um artigo de forma única, global e não ambígua num ponto da cadeia logística e, assim, poder realizar um inventário ou consultar as suas características associadas.
Este código único permite a todos os sócios comerciais de uma empresa identificar facilmente os seus produtos e as comunicações sobre os artigos.
Um código GTIN pode ir acompanhado de uma representação gráfica: um código de barras. Para obter um código GTIN e o respetivo código de barras, deve-se solicitar a qualquer associação GS1.
Benefícios da utilização do GTIN-13:
Rastreabilidade e acompanhamento de artigos.
Identificação inequívoca de produtos.
Controlo de inventário e de stocks.
Acesso à informação precisa do artigo.
Caráter internacional da classificação, em qualquer mercado e setor.
O que é o GTIN - EAN 14?
Existe uma variante do código GTIN formado por 14 dígitos, o GTIN-14.
Este código serve para identificar grupos de unidades, como caixas ou embalagens. A utilização deste código facilita a recolha de informações nos processos de entrega, receção, armazenamento e transporte de mercadorias. A representação gráfica do GTIN-14 denomina-se ITF-14.
Benefícios da utilização do GTIN-14:
Controlo de inventários de produto final e matérias primas.
Menos erros na expedição.
Controlo nos processos de armazenamento e distribuição.
Minimizar custos ao utilizar um padrão internacional.
Ao realizar-se um processo de identificação padrão quer de produtos, quer de unidades de embalagem, é possível efetuar transações comerciais através de EDl, de uma forma eficiente.
Agilidade na recolha de informações, com margens de erro menores.
O que é o código GS1-128?
Para gerir informações pertencentes a unidades logísticas, o código de barras utilizado será um GS1-128. Trata-se de um código que identifica unidades de envio e não pode ser lido no ponto de venda. Permite acrescentar características e informação relevante a produtos ou grupos de produto. É utilizado em ambientes de armazém para assegurar uma correta rastreabilidade e acompanhamento da mercadoria.
Com o código GS1-128, pode-se construir uma etiqueta logística que contenha informação sobre a empresa, dados legíveis sobre lote e código de barras.
Usos do GS1-218:
Capturar as características principais associadas a unidades logísticas e comerciais.
Assegurar o acompanhamento e a rastreabilidade em toda a cadeia de abastecimento.
Eficiência operacional em armazéns e com operadores logísticos.