Fatura eletrónica na América Latina

A nossa plataforma de e-fatura cumpre a legislação de cada país da região da América Latina onde opera, independentemente dos requisitos locais.

Conheça o estado da fatura eletrónica na América Latina

A EDICOM mantém um observatório permanente sobre os diferentes modelos de faturação eletrónica a nível internacional. Selecione o país onde pretende operar e forneceremos os critérios técnicos e legais que deve ter em conta para emitir faturas eletrónicas.

Clique num país para obter mais informações.

Novidades destacadas sobre faturação eletrónica na América Latina

A EDICOM mantém um observatório permanente de faturação eletrónica internacional. 

 

Novo sistema FEL na Guatemala

O novo Regime FEL será implementado a começar pelos Contribuintes Especiais.

Como funciona a FE na Costa Rica?

Implementação de todas as fases da faturação eletrónica obrigatória para os contribuintes em 2018.

Novidades sobre a FE no Peru

O Peru encontra-se em implementação escalonada do CPE e atualizará para a versão 2.1 do modelo.

Uma plataforma global para faturar eletronicamente na América Latina

A América Latina é a região mais avançada na implementação da fatura eletrónica. O sistema converteu-se numa ferramenta muito valiosa para melhorar o controlo fiscal e reduzir as elevadas taxas de evasão fiscal. O México e o Brasil estão na vanguarda desta tecnologia há anos com a legislação mais avançada em faturação eletrónica. O êxito do sistema nos países vizinhos está a incentivar outros países, como a Costa Rica, a Colômbia ou a Guatemala, a implementar os seus próprios modelos eletrónicos.

Simplifique e agilize a emissão e a receção de faturas eletrónicas com um fornecedor global com capacidade de integração, validação sintática, validação legal e conservação dos documentos.

Características da fatura eletrónica na América Latina

A nossa plataforma internacional de faturação eletrónica implementa funcionalidades específicas para adaptar os seus sistemas de gestão e contabilidade aos requisitos vigentes nos diferentes países em que marca presença.

Assinatura eletrónica

Controlo fiscal

Para assegurar um controlo fiscal rigoroso criaram-se ferramentas de identificação no documento eletrónico que estabelecem a sua validade fiscal.

Trâmites administrativos

Trâmites administrativos

Alguns países requerem processos de solicitação perante as autoridades administrativas, autorizações ou registos como emissores e recetores de fatura eletrónica.

Formato

Formato

A autoridade administrativa de cada país certifica o formato a utilizar (habitualmente o XML), a informação que deve constar numa fatura e a sua apresentação.

Assinatura eletrónica

Assinatura eletrónica

É um sistema muito difundido em todos os países com a fatura eletrónica. Permite assegurar a sua autenticidade e a integridade do seu conteúdo.

Formato de impressão

Formato de impressão

Por vezes, é necessário contar com representações visuais do documento eletrónico para o seu tratamento pelos destinatários que não contam com soluções tecnológicas integradas.

Armazenamento

Armazenamento

Habitualmente, é obrigatório o armazenamento dos documentos eletrónicos (tanto para o emissor como para o recetor) durante um determinado período.

Estado de implementaçâo da fatura eletrónica na América Latina

Mais de 70 países de todo o mundo já utilizam a fatura eletrónica quer em âmbitos B2B como B2G. Transfira o nosso guia completo sobre o estado e os avanços dos sistemas de faturação eletrónica na América Latina.

A fatura eletrónica na América Latina: uma medida de controlo fiscal

Chile, México e Brasil foram pioneiros no uso da fatura eletrónica. Nestes países, o seu uso está já muito difundido e começam a avançar noutras políticas de cumprimento tributário, como a contabilidade eletrónica. O objetivo é simplificar estas tarefas para os contribuintes e reduzir os custos económicos.

Além disso, dada a natureza deste sistema, as atividades de faturação dos contribuintes e outras operações estão permanentemente sob observação, pelo que é muito mais fácil controlar a evasão fiscal. Os sistemas de faturação eletrónica permitem às autoridades fiscais:

 

  • Monitorizar com a maior precisão possível as transações económicas realizadas pelos contribuintes através do montante faturado nas suas operações comerciais.

  • Manter uma auditoria permanente das compras e vendas dos contribuintes, e a sua incidência nos modelos a nível setorial.

  • Conhecer em detalhe os impostos que uma empresa deve pagar à administração. É uma ferramenta perfeita para combater a fraude fiscal.

Vantagens da fatura eletrónica

Vantagens fiscais

Vantagens fiscais

O documento é submetido a vários controlos legais e fiscais, já que é um mecanismo de cobrança de impostos.

Eficiência operacional

Eficiência operacional

A automatização da sua gestão (emissão, envio e receção) e a sua integração nos sistemas contabilísticos e de gestão de contas traduz-se numa redução de tempos, na supressão de erros humanos e numa maior eficiência.

Diminuição de custos

Diminuição de custos

A diferença de custos entre a emissão de uma fatura em papel e de uma fatura eletrónica chega a ser de até 90%. Prescinde-se da impressão, franquia, envio e geração de recibo, o que assegura uma poupança assinalável.

Gira a sua fatura eletrónica globalmente

Gerir projetos de fatura eletrónica com diversos interlocutores de diferentes países é possível. A plataforma Global e-Invoicing da EDICOM adapta-se às legislações nacionais e aplica todos os requisitos locais (assinatura eletrónica, formatos, armazenamento…). O nosso Observatório Global de Fatura Eletrónica encarrega-se de recolher o conhecimento sobre os modelos existentes e de assegurar um serviço permanentemente atualizado às regulamentações de cada país. 

Gestão internacional

Gestão internacional

As empresas ativas nos mercados globais gerem as suas operações comerciais e fiscais dentro de um quadro transnacional. Esse quadro exige que os processos se adaptem a realidades como a fatura eletrónica.

Gestão centralizada

Gestão centralizada

A capacidade de administrar vários esquemas de faturas eletrónicas existe dentro de uma solução que se integra diretamente no ERP central de uma empresa.

Conformidade legal

Conformidade legal

A fatura documenta a relação contratual entre as partes comerciais. É um documento crucial que se deve adaptar ao quadro legal de cada país. A plataforma de global e-Invoicing da EDICOM é uma solução certificada para operar legalmente em toda a região da América Latina.

Vantagens operacionais

Vantagens operacionais

Todos os processos estão integrados com os sistemas de gestão internos das empresas que emitem ou recebem faturas. Este nível de automatização reduz significativamente os procedimentos.

Últimas notícias sobre faturaçâo na regiâo Latino-Americana

Que países trocam faturas eletrónicas através do Peppol

Descubra que países beneficiam das vantagens oferecidas pela infraestrutura PEPPOL para a troca de faturas eletrónicas.

Como é a fatura eletrónica no Paraguai

Conheça o funcionamento do Sistema Integrado de Faturação Eletrónica Nacional SIFEN do Paraguai.

A implementação do GOVEIN19 está a revelar-se um êxito em toda a Europa

A EDICOM implementa com êxito o projeto GOVEIN19 para o desenvolvimento da faturação eletrónica em hospitais europeus.

Envie-nos os seus dados de contato e contactá-lo-emos imediatamente.

Entre em contato com um dos nossos especialistas e esclareça todas as suas dúvidas em relação às nossas soluções.

Falamos?

Apenas são admitidos domínios corporativos

Informamos que os dados pessoais coletados através deste formulário poderão ser utilizados para contato por qualquer uma das empresas do Grupo Edicom. Da mesma forma, você pode exercer os direitos de acesso, retificação, eliminação, oposição, limitação e portabilidade de seus dados, de acordo com as disposições da política de privacidade.