Fatura eletrónica na Europa

Conheça o estado da fatura eletrónica na Europa. Arranque com o seu projeto de faturação eletrónica B2B ou B2G em Itália, Portugal, França, Alemanha, Bélgica, Espanha, Polónia, etc.

Conheça o estado da fatura eletrónica no mundo

A EDICOM mantém um observatório permanente sobre os diferentes modelos de faturação eletrónica a nível internacional. Selecione o país onde pretende operar e forneceremos os critérios técnicos e legais que deve ter em conta para emitir faturas eletrónicas.

Clique num país para obter mais informações.

Novidades destacadas sobre faturação eletrónica na Europa

A EDICOM mantém um observatório permanente de faturação eletrónica internacional. 

 

Plataforma Mercurius na Bélgica

Plataforma Mercurius na Bélgica

Desde 1 de janeiro de 2018 que é obrigatório para as empresas que participarem numa licitação de mais de 135 000 euros.

A fatura eletrónica em marcha na Polónia

A fatura eletrónica em marcha na Polónia

A Polónia está a desenvolver uma plataforma própria de e-Invoicing que sirva como único ponto de entrada das faturas que tenham como base a rede PEPPOL.

Itália: o setor da saúde leva mais longe a fatura eletrónica

Itália: o setor da saúde leva mais longe a fatura eletrónica

O setor da Saúde prevê implementar em 2019 a ordem de compra eletrónica.

A fatura eletrónica em Portugal

A partir de abril de 2020, as grandes empresas deverão adotar as medidas tecnológicas necessárias para emitir as faturas eletrónicas dirigidas à administração pública em formato eletrónico. Estes são os pontos-chave que as empresas devem cumprir.

formato

Formato

Os formatos aceites pela administração pública são UBL 2.1 "CIUS-PT" e CEFACT "CIUS-PT".

Conectividade

Conectividade

A conectividade com os organismos públicos pode realizar-se através do protocolo AS2 ou web service.

Mecanismos criptográficos

Proteção

Tanto emissor como recetor devem armazenar os documentos durante 10 anos.

Situação da fatura eletrónica nas Administrações Públicas na Europa

Desde 18 de abril de 2019, a faturação eletrónica é o sistema de faturação requerido entre agências governamentais e fornecedores para criar um mercado competitivo que impulsione a interoperabilidade e o comércio entre empresas. A data poderá prolongar-se até 18 de abril de 2020 para as organizações regionais.

A Diretiva 2014/55/UE regula a faturação eletrónica na contratação pública e tem como objetivo reduzir os obstáculos transfronteiriços para o comércio, derivados da coexistência de diferentes requisitos legais nacionais e normas técnicas sobre faturação eletrónica. Cada estado-membro da UE deve elaborar a sua própria transposição da lei para adaptar o modelo de faturação eletrónica ao seu quadro legislativo.

Clientes que já confiam nos nossos serviços.

A fatura eletrónica B2B em contínuo crescimento na Europa

À medida que os países da União Europeia vão adotando modelos de fatura eletrónica nos seus processos de contratação pública, este sistema vai-se expandindo ao resto do tecido empresarial. Estes avanços obrigarão as empresas a procurar soluções tecnológicas que se ajustem aos seus recursos económicos e à modificação de processos internos.

A nível legislativo, a fatura eletrónica B2B na Europa fundamenta-se na Diretiva 2010/45/UE que estabelece 3 métodos para assegurar a integridade e a autenticidade do intercâmbio eletrónico de documentos.

 

Intercâmbio eletrónico de dados

Intercâmbio eletrónico de dados

Através de um intercâmbio eletrónico de dados (EDI) que assegura a rastreabilidade dos documentos comerciais.

Assinaturas eletrónica

Assinaturas eletrónica

Através da aplicação na fatura de assinaturas eletrónicas avançadas mediante certificados eletrónicos e métodos de assinatura segura.

Pistas de auditoria

Pistas de auditoria

Através da adoção de processos específicos de pistas de auditoria dos documentos relacionados (ordens de compra, avisos de expedição, contratos, etc.).

Autenticidade e integridade em todas as suas faturas eletrónicas

O regulamento europeu eIDAS (Regulamento 910/2014) estabelece um quadro jurídico para os mecanismos de identificação eletrónica. Graças à certificação da EDICOM como prestador de serviços de confiança qualificados, fornecemos às transações eletrónicas os mecanismos de confiança que assegurem autenticidade e integridade:

Assinatura eletrónica qualificada

Armazenamento eletrónico de longa duração

Validação cronológica eletrónica

Gira a sua fatura eletrónica globalmente

Gerir projetos de fatura eletrónica com diversos interlocutores de diferentes países é possível. A plataforma Global e-Invoicing da EDICOM adapta-se às legislações nacionais e aplica todos os requisitos locais (assinatura eletrónica, formatos, armazenamento…).

 

integração

Módulo de integração

A solução implementa um sistema de mapping para a tradução automática para o formato expectável pelo destinatário de forma transparente e sem necessidade de desenvolvimento no seu ERP.

validação

Módulo de validação

Realiza-se uma validação semântica e sintática dos dados para que estejam em conformidade com as especificações da entidade recetora, quer seja pública ou privada.

conectividade

Módulo de conectividade

Num âmbito B2G, a plataforma de global e-Invoicing mantém um intercâmbio de dados através dos protocolos marcados por cada agência estatal na normativa de fatura eletrónica (serviço web, AS2, HTTPS, FTP...).

conformidade legal

Módulo de conformidade legal

Uma vez validada a estrutura de dados da mensagem (fatura eletrónica, declaração de IVA, etc.), aplicam-se mecanismos criptográficos avançados para assegurar o seu valor legal. Por exemplo, a assinatura eletrónica, a validação cronológica ou outros certificados.

PEPPOL

Módulo PEPPOL Compliance

A EDICOM está acreditado como PEPPOL Access Point e pode conectar-se através da rede PEPPOL com qualquer serviço público que opere nesta rede para intercambiar documentos eletrónicos de qualquer tipo: faturas, ordens de compra, pedidos, catálogos de preços, etc.

proteção

Módulo de proteção certificado

As faturas eletrónicas devem ser arquivadas por um período de tempo e segundo especificações de segurança determinadas pela legislação de cada país. O nosso serviço de arquivamento eletrónico está certificado pelo regulamento eIDAS, assegurando a integridade dos documentos ao longo do tempo, requisito indispensável para que tenham validade legal.

Notícias sobre a faturação eletrónica na Europa

Atualização do estado da fatura eletrónica nos estados federais da Alemanha

Alemanha avança na implementação do e-Invoicing nas entidades públicas e atualiza o seu formato de fatura eletrônica.

Estado da fatura eletrónica B2B em França

Analisamos as características do novo modelo de faturação eletrónica e e-reporting de França.

Tudo o que precisa de saber sobre o sistema NSO de Itália

Como funciona e de que forma deve adaptar-se à plataforma de pedidos eletrónicos de Itália para o Sistema de Saúde estatal.

Envie-nos os seus dados de contato e contactá-lo-emos imediatamente.

Entre em contato com um dos nossos especialistas e esclareça todas as suas dúvidas em relação às nossas soluções.

Falamos?

Apenas são admitidos domínios corporativos

Informamos que os dados pessoais coletados através deste formulário poderão ser utilizados para contato por qualquer uma das empresas do Grupo Edicom. Da mesma forma, você pode exercer os direitos de acesso, retificação, eliminação, oposição, limitação e portabilidade de seus dados, de acordo com as disposições da política de privacidade.