Faturação eletrónica B2B
A emissão de faturas eletrónicas entre empresas deve respeitar os preceitos básicos e as regulações estabelecidas para preservar a integridade e a autenticidade dos documentos digitais.
Faturação eletrónica entre empresas privadas
O aumento dos modelos eletrónicos implementados no setor público implica a expansão destes sistemas no âmbito privado.
Esta adoção de modelos eletrónicos oferece vantagens a médio e a longo prazo para todas as empresas, dado que veem reduzidos os seus custos em recursos destinados ao processamento e arquivamento do papel, e um melhor tratamento da informação. As empresas que já contam com sistemas EDI podem aproveitar o investimento realizado e adaptar os processos eletrónicos aos restantes fluxos comerciais. O seu objetivo principal passa por consolidar ou implementar tecnologias dirigidas à automatização dos processos de trabalho e à otimização das operações.
A procura pela eficiência e pela competitividade num ambiente global proporciona uma maior interoperabilidade entre os intervenientes envolvidos nos processos de faturação.
O estado da fatura eletrónica B2B na Europa
A fatura Eletrónica na Europa no âmbito B2B está regulada pela diretiva 2010/45/UE, que impõe de forma explícita os critérios de autenticidade da origem e a integridade do conteúdo, a obter de 3 formas possíveis. Nesse sentido, Itália é o primeiro país da União Europeia a legislar a fatura eletrónica obrigatória entre empresas privadas.
Através de um intercâmbio baseado em padrões EDI
Através de uma assinatura eletrónica avançada
Através de processos de auditoria internos que permitam analisar a rastreabilidade das faturas.
Países com legislação de fatura eletrónica B2B
Faturação eletrónica para as empresas espanholas
Espanha prepara-se para uma implementação da fatura eletrónica entre empresas e trabalhadores independentes, começando pelos grandes contribuintes com faturação anual de mais de 8M de euros.
Faturação eletrónica e e-Reporting em França
O governo estabeleceu um cronograma de adesão ao novo sistema de emissão de faturas e e-reporting com base na sua dimensão, começando em 2024 e terminando em 2026.
Fatura eletrónica B2B/B2C em Itália
A fatura eletrónica B2B é obrigatória em Itália desde 2019 através da sua plataforma nacional SdI, que atua como intermediário entre emissor e recetor para validar e enviar as faturas.
Faturação eletrónica para as empresas polacas
A legislação sobre a fatura eletrónica B2B na Polónia entrou em vigor em janeiro de 2022, em fase voluntária, e a partir de 2023 o seu uso será obrigatório.
Faturação eletrónica na Roménia
A Roménia prepara-se para uma implementação gradual da fatura eletrónica através da sua plataforma nacional RO e-Factura, que irá validar e assinar os documentos.
A Bélgica torna obrigatória a fatura eletrónica B2B
No âmbito B2B, o uso da fatura eletrónica na Bélgica é voluntário, embora o governo federal tenha comunicado que a implementará de forma obrigatória.
Soluções à medida da fatura B2B
A plataforma de faturação eletrónica da EDICOM está preparada para gerir qualquer processo eletrónico entre sócios comerciais B2B, B2C e B2G. Para tal, disponibiliza aos utilizadores uma plataforma tecnológica em modo SaaS (Software as a Service) com software de desenvolvimento próprio, hardware permanentemente atualizado, sistemas de comunicações e serviços de gestão destinados à implementação de modelos avançados de intercâmbio de dados eletrónicos.
Precisa da fatura eletrónica junto da Administração Pública?
A nossa plataforma internacional pode ajudar a estabelecer ligação com qualquer administração pública europeia, cumprindo os requisitos estabelecidos na diretiva 2014/55/UE, assim como nas correspondentes transposições de cada estado.
Gira a sua fatura eletrónica globalmente
Gerir projetos de fatura eletrónica com diversos interlocutores de diferentes países é possível. A plataforma Global e-Invoicing da EDICOM adapta-se às legislações nacionais e aplica todos os requisitos locais (assinatura eletrónica, formatos, armazenamento…).
O nosso Observatório Global de Fatura Eletrónica encarrega-se de recolher o conhecimento sobre os modelos existentes e de assegurar um serviço permanentemente atualizado às regulamentações de cada país.
Benefícios da fatura eletrónica entre empresas privadas
A nossa plataforma internacional de faturação eletrónica B2B implementa funcionalidades específicas para adaptar os seus sistemas de gestão e contabilidade aos requisitos vigentes nos diferentes países em que marca presença.
Notícias de atualidade
A lei "Crea y Crece" torna o uso da Fatura Eletrónica obrigatório para as empresas, PME e trabalhadores independentes em Espanha
A Eslováquia avança no seu projeto de fatura eletrónica
As faturas eletrónicas em Portugal devem ter a assinatura digital
Envie-nos os seus dados de contato e contactá-lo-emos imediatamente.
Entre em contato com um dos nossos especialistas e esclareça todas as suas dúvidas em relação às nossas soluções.